Pelo segundo ano seguido em formato presencial pós pandemia, o Agenda Setorial 2023 acontecerá na última quarta-feira do mês, 29 de março, no Hotel Fairmont, Rio de Janeiro, com o tema principal centrado nas perspectivas para o setor elétrico com o novo governo e a esperada evolução do mercado.

O evento promovido pelo Grupo CanalEnergia/Informa Markets, com apoio da Abraceel, tem como objetivo fornecer aos participantes uma visão estruturada das pautas para o ano, apresentando temas de relevância como Regulação, Expansão, Operação, Mercado e o Congresso Nacional. Nessa edição haverá debates e apresentações sobre o consumidor 2023, cenário político, segurança de mercado, formação de preço, entre outros assuntos pertinentes à agenda do setor.

A abertura começa às 8:45 horas com o discurso do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Depois o editor-chefe da Agência CanalEnergia, Alexandre Canazio, mediará uma mesa com o líder de Infraestrutura e Mercados Regulados na América Latina Sul da EY, Diogo MacCord, e o presidente da Abraceel, Rodrigo Ferreira, sobre o avanço sustentável do mercado livre no Brasil.

Em seguida a pauta é o consumidor, com apresentações de Sandoval Feitosa, diretor da Aneel, João Carlos Mello, presidente da Thymos Energia e Carlos Faria, presidente executivo da Anace. Na ocasião também está prevista a mesa de discussão em torno dos  “quase” 100 dias do novo governo, com presença confirmada do ex-deputado federal Paulo Ganime.

Na parte da tarde haverá uma palestra da Conselheira da CCEE, Roseane Santos, sobre segurança de mercado, com debates de representantes da BBCE e do diretor da Aneel, Hélvio Guerra. Encerrando o dia é a vez da mesa de formação de preços, liderada pela diretora da Aneel, Agnes da Costa, e formada também por representantes da CCEE, ONS e da True Comercializadora.

Workshop

No dia seguinte, 30 de março, é a vez do Workshop PSR/CanalEnergia 2023, com o time da consultoria apresentando e discutindo os possíveis caminhos e soluções para garantir uma transição energética no Brasil que privilegie a modicidade tarifária, apontando oportunidades e desafios tecnológicos, regulatórios e de desenho de mercado tanto no contexto doméstico como global.

O evento tem início às 9 horas com a palestra fundador e diretor de Inovação da PSR, Mario Veiga, seguido pelo primeiro bloco sobre oportunidades do Brasil na agenda Net-Zero. Depois o debate acontece nos diferentes ângulos da transição energética, ressaltando a necessidade de um arcabouço regulatório que promova eficiência, sustentabilidade, resiliência e acessibilidade.

Após o almoço, mais dois blocos: novos serviços e tecnologias que ganham protagonismo como Flexibilidade/Serviços Ancilares e Resposta da Demanda, além das perspectivas da PSR sobre os preços e as tarifas de energia no futuro, considerando os desafios para o setor nos próximos anos abordados ao longo do evento.